x Fechar
  • Creio na liberdade, esse vínculo entre o homem e a eternidade, essa condição indispensável para situar o ser à imagem e semelhança de seu criador.
  • Fazer política é uma coisa muito simples, apesar de muitos pensarem o contrário. Para mim, política é cultivar os valores da verdade, da liberdade, da honestidade e do caráter.
  • Não me venham falar em adversidade. A vida me ensinou que, diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer.

Curitiba dá nome de Covas a creche

O conjunto habitacional "Moradias Aquarela" ganhou nesta segunda-feira (2) sua primeira creche, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mario Covas. A unidade atenderá 150 crianças do conjunto, onde vivem famílias relocadas de casas construídas na beira do rio Barigui, e também moradores dos arredores.

Maria Pires, avó da menina Camille, de cinco anos, é uma delas. "Moro na região há 29 anos e esta creche será uma benção, fica ao lado da minha casa, facilitará a vida dos meus netos", disse Maria. "Tenho visto melhorias aqui, primeiro foram as casas para as famílias que vieram de área de risco, agora a creche. Esse tipo de obra traz benefícios para os moradores e até valoriza os terrenos da região", completou. A comunidade do Moradias Aquarela acompanhou a festa de inauguração do CMEI, com apresentação de crianças e muita alegria. Laurides Carneiro da Silva falou em nome dos moradores. "Pela primeira vez temos uma comemoração no Moradias Aquarela e com um bom motivo, essa creche será muito útil para todos nós", disse Laurides.

A secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, destacou que o CMEI Mario Covas, é a sexta creche entregue pela prefeitura desde o início do ano, "Para abrir creches, não basta entregar uma obra, é preciso um trabalho pedagógico de capacitação de professores para atenderem as crianças. É isso que temos nesta unidade, profissionais qualificados", disse Liliane.

Com o CMEI Mario Covas, a rede municipal de ensino passa a contar com 187 creches. A unidade teve investimento de R$ 1,2 milhões e é composta por dois berçários, três salas de maternal e uma sala de pré-escola, lactário, solário, playground, refeitório e pátio coberto e espaço do programa Mama Nenê, de estímulo à amamentação.

A inauguração teve a participação do secretário de Defesa Social, Nazir Abdalla Chain, que assinou o decreto que institucionaliza o programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir. O programa foi criado para orientar a comunidade escolar quanto às medidas a serem adotadas diante de acidentes e desastres e para minimizar danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

As ações do projeto começaram em 2005, em escolas da Regional Matriz, e atualmente são colocadas em prática em 209 unidades da Secretaria Municipal da Educação. A iniciativa já beneficiou mais de 100mil pessoas, das quais 25% são crianças.

A inauguração também foi acompanhada pelo presidente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Omar Sabbag Filho, pelo administrador da Regional CIC, José Dirceu de Matos, pela diretora do departamento de Educação Infantil da secretaria da Educação, Ida Regina Moro Milleo de Mendonça, e pelo chefe do Núcleo Regional da Educação da CIC, Antonio Ulisses Carvalho.

Isso foi postado em: Postado em 2012, Notícias em Destaque. Salve o permalink.