x Fechar
  • Creio na liberdade, esse vínculo entre o homem e a eternidade, essa condição indispensável para situar o ser à imagem e semelhança de seu criador.
  • Fazer política é uma coisa muito simples, apesar de muitos pensarem o contrário. Para mim, política é cultivar os valores da verdade, da liberdade, da honestidade e do caráter.
  • Não me venham falar em adversidade. A vida me ensinou que, diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer.

Curso Gestão pública e desafios político-econômicos

Uma parceria entre FIPE e Fundação Mario Covas

A Fundação Mario Covas e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) realizarão o curso “Gestão pública e desafios político-econômicos”. Os encontros acontecerão nos dias 04, 11, 18, 25 de agosto e 1º de setembro, das 19h às 22h, na sede da FIPE, localizada na Avenida Paulista, 1499 – 4º andar (Entrada pela Al. Casa Branca, 35) - São Paulo – SP.

O objetivo do curso é somar informações e experiências dos especialistas convidados para abordar com mais detalhes questões relacionais ao tema político-econômico.
Os encontros devem ser esclarecedores para profissionais da área e interessados nas questões nacionais e internacionais, gerando conhecimento e aprendizagem.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail faleconosco@fmcovas.org.br, contendo nome completo, telefone de contato, e-mail pessoal e CPF. O valor do curso é de R$1.500,00 por pessoa e pode ser dividido em duas vezes – a primeira para 06/07 e a segunda para 20/07. A partir de 06/07 terá de que ser pago o valor total. O pagamento será via boleto bancário, enviado no e-mail participante.

No final dos seminários, a certificação será enviada no e-mail dos inscritos.
Conheça o assunto, descrição e ministrador das aulas na tabela abaixo:

tabela

Especialistas convidados
Carlos Melo - Cientista político, mestre e doutor pela USP, Carlos Melo é pesquisador e professor em tempo integral do Insper desde 1999, analista político e consultor. Também é pesquisador do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC SP. Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política e Cultura Política Brasileira, atuando nos seguintes temas: política e eleições nacionais e governos brasileiros (1974-2006); liderança política e liderança corporativa.

Humberto Dantas - Doutor e mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo, com graduação em Ciências Sociais (USP). É professor e pesquisador do Insper. Coordena cursos de pós-graduação na FIPE-USP e na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, além de publicar diversos artigos científicos e capítulos de livros que enfatizam questões como a democracia, a educação política, a composição do Legislativo.

Wagner Pralon Mancuso possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1993), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor, nível 2, da Universidade de São Paulo. É professor e orientador credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (FFLCH) e Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos de interesse e de pressão, lobby, ação política empresarial, financiamento político e análise do processo decisório.

Fernando Coelho - possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Atualmente é Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), na especialidade de Administração Pública, atuando no Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas (o qual coordenou entre 2011/1-2013/1), no Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (área de Administração da Capes) e no Programa de Mestrado em Sistemas Complexos (área Interdisciplinar da Capes). Tem experiência acadêmica nos campos do saber de Gestão Governamental e Gerência de Organizações Públicas, com atividades de docência, pesquisa e extensão nos seguintes temas: ensino em administração pública, capacitação no setor público e escolas de governo, carreiras em gestão pública, planejamento governamental e marke
ting de serviços públicos. É revisor dos periódicos RAP, RAC, O&S, Revista do Serviço Público dentre outros, integrante do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Administração Pública da ANPAD no biênio 2015-2016 e Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).

Heron do Carmo - Doutor e mestre em economia pela USP. Atualmente é professor associado no Departamento de Economia da USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Consumidor e Econometria. A principal área de pesquisa é a Teoria dos Números-Índices e suas aplicações ao cálculo e análise de Índices de preços ao consumidor e indicadores setoriais.

Roberto Troster é bacharel e doutor em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pós-graduado em Banking pela StonierSchoolof Banking pela UniversityofDelaware e consultor da CMS Brasil. Foi economista chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e do Banco Itamaraty, além de diretor do Banco Finasa de Investimento S. A. e da Finasa Leasing Arrendamento Mercantil S.A. Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e lecionou na Universidade de São Paulo (USP), Mackenzie e na Universidade Agostinho Neto, em Angola.

Leandro Consentino - Professor de graduação no Insper e professor de pós-graduação na FESPSP. Doutorando em Ciência Política pela USP, obteve, na mesma instituição, o título de mestre em Ciência Política (2011) e Bacharel em Relações Internacionais (2008). É também o atual Diretor de Cursos e Projetos Pedagógicos da Fundação Mario Covas, além de contribuir com periódicos e palestras em várias instituições onde desenvolve um trabalho de educação política como o Instituto Sidarta, a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer.

Ivan Fernandes é Bacharel em Relações Internacionais (2007) e Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2010). Foi Pesquisador Visitante com Bolsa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Illinois em Urbana Champaign (2012). Tem experiência nas seguintes áreas de Ciência Política: tomada de decisão, política comercial, política burocrática, mudança institucional, voto econômico e a relação entre democracia e desigualdade social. Foi professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU no curso de Bacharelado em Relações Internacionais e atualmente é professor da Universidade Federal do ABC.

Isso foi postado em: Postado em Cursos, Notícias em Destaque. Salve o permalink.