x Fechar
  • Creio na liberdade, esse vínculo entre o homem e a eternidade, essa condição indispensável para situar o ser à imagem e semelhança de seu criador.
  • Fazer política é uma coisa muito simples, apesar de muitos pensarem o contrário. Para mim, política é cultivar os valores da verdade, da liberdade, da honestidade e do caráter.
  • Não me venham falar em adversidade. A vida me ensinou que, diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer.

Cursos de Iniciação Política nos CIC’s

Em novembro de 2008 uma edição piloto dos cursos de Iniciação Política foi realizada no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Guarulhos. A iniciativa foi fruto da parceria entre a Fundação Mario Covas, a Fundação Konrad Adenauer (KAS), o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e o Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa ligado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

A bem sucedida turma de 2008, que formou gratuitamente 44 cidadãos, espalhou-se pelos 10 postos do CIC em 2009. Ao todo, naquele ano, foram formados 527 cidadãos, o que motivou a manutenção da parceria. Em 2010 o contingente de alunos aumentou para 554. E em 2011 repete-se a iniciativa com o objetivo central de atingir alunos do ensino médio, em parceria com escolas localizadas nas imediações dos postos do CIC. As aulas são ministradas por cientistas políticos, professores universitários, em linguagem acessível. Não existem pré-requisitos para participação e os alunos recebem material didático e lanche.

Para compreender melhor os cursos realizados nos CIC's, em 2010, a Fundação Konrad Adenauer lançou uma edição de sua revista acadêmica Cadernos Adenauer sob o título Educação Política: reflexões e práticas democráticas onde dedica um capítulo às atividades (clique aqui, para obter a publicação). Também em 2010, a Revista Eletrônica da Fundação Liberdade e Cidadania, ligada ao DEM, lançou reflexão acadêmica sobre o curso.

cursos cic