USP – Leste

A partir de 2010 a Fundação Mario Covas estabeleceu parceria com o curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (GPP-USP) para o oferecimento de uma disciplina optativa na grade curricular. Em 2011 as aulas ocorreram nas manhãs de sexta-feira.

O intuito maior do programa, é apresentar aos alunos palestras com servidores públicos estaduais contemplados pela edição mais recente do Prêmio Mario Covas da Secretaria de Gestão. Além disso, o secretário de Gestão e o  presidente da Fundação Mario Covas ministram palestras sobre temas associados à administração pública, seguidos por convidados especiais que guardam aderência com a temática desenvolvida. Em 2010, por exemplo, foram convidados os três prefeitos contemplados pela rodada paulista do Prêmio Prefeito Empreendedor Mario Covas do Sebrae, o superintendente do Sebrae-SP e o diretor-executivo da Oficina Municipal, ONG destinada à formação de gestores públicos.

Os docentes da disciplina são os doutores Fernando Coelho (administrador público, coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP) e Humberto Dantas (cientista político e ex superintendente da Fundação Mario Covas).

Entre os alunos de 2010, ao término do semestre, o sentimento foi de grande relevância do conteúdo para a formação profissional:

"Gostaria de agradecer pela qualidade das palestras que foram ministradas nesse curso. Palestras que nos orientaram em nosso campo de trabalho, e nos fez sentir orgulho da importância e expectativa que a sociedade tem depositado em nós. Desde minha entrada na Universidade eu não havia tido tamanha e enriquecedora experiência. Fomos conhecer um trabalho quase em Minas Gerais que não só nos surpreendeu como também nos emocionou. É possível fazer a diferença com o pouquinho que nos é disponibilizado. Hoje entendo um pouco mais do que é ser um Gestor de Políticas Públicas e espero que haja outras disciplinas nesse formato para os próximos semestres" Hérique Funke Pena

"Parabenizo-os pela empreitada. Foi sem dúvida uma das disciplinas mais enriquecedoras do curso. O cerne dos seminários foi apresentar aos alunos exemplos reais, aplicações práticas e bem sucedidas. Brilhante!!!! Hoje na rádio, eu ouvi que a USP é a terceira maior faculdade do mundo em produção acadêmica e pesquisas, e a maior da América Latina. Se isso é verdade (desculpem o ceticismo), deve-se a existência de profissionais como vocês, engajados e amantes da disseminação do conhecimento. Foi uma tremenda honra. Parabéns!" Wagner Kimura

"Tivemos a oportunidade de nos aproximar ainda mais da formulação e implementação das políticas públicas sob diversas áreas de atuação da administração pública direta e indireta, fazendo ponte de relacionamento entre a teoria e a prática. Aqui vai meu sincero agradecimento pela contribuição, voluntariedade e respeito aos alunos de GPP da USP. Espero que esta harmonia de interesse e comprometiemnto com a administrção pública do país resulte em novos trabalhos em conjunto." Gabriel Leleko

Para maiores informações sobre o Prêmio Mario Covas, clique aqui.