Duas Palavras

Mário Covas teve a justa certeza de que fazia o melhor como governador (o que não quer dizer que fosse ou se achasse perfeito). Mas não lhe faltou, também, a consciência agressiva de que isso não lhe era reconhecido. Quando começou os enfrentamentos com quem o desacatava nas ruas, era o seu inconformismo que extravasava, na força de uma angústia desesperada e já incapaz de se conter no sentimento de opressão que a gerava: assumia formas físicas.

Ao cruzar o umbral a caminho do fim prematuro, iniciou-se o ritual brasileiro das louvações que, negadas aos vivos, cercam os moribundos e os mortos, e dizem menos destes que da sinceridade ou da hipocrisia dos louvadores, todos tão amigos, tão companheiros, tão sentidos pela perda irreparável.

A vida foi injusta com Mário Covas. Sua destinação lógica e natural estava acima da altura a que os fatos lhe permitiram chegar. Foi um dos raros casos de parlamentar cuja cassação, na prática, durou mais de dez anos -e não por ter defendido, como andam publicando, um dos discursinhos mais bobamente juvenis já feitos na Câmara, mas por liderar a recusa do Congresso a ajoelhar-se aos militares. No seu empenho, com Franco Montoro, para constituir um partido digno dessa condição, sob a doutrina autêntica da social-democracia, encontrou mais deslealdades do que o sonho poderia suportar. E nem se reavive o sofrimento, com Lila, pela perda de uma filha.

Mário Covas faltará como consciência crítica da política brasileira. Mário Covas faltará como governador. Mas Mário Covas fará falta, sobretudo, como pessoa -caráter, destemor, firmeza, generosidade, solidariedade. Em duas palavras: grandeza humana.