Documentário “AI-05 – O Dia que Não Existiu”

Um documentário que resgata a histórica e quase desconhecida sessão da Câmara dos Deputados que negou licença para processar o deputado Mario Moreira Alves e transformou-se num pretexto para a edição do Ato Institucional Número 05, o AI-05.

Um mergulho nesse importante episódio da história contemporânea brasileira, que antecedeu o período mais sombrio da ditadura militar. Um raio-x desse gesto coletivo de resistência pacífica, encabeçado pelo então líder da oposição, Mario Covas.

Desde 1826, quando foi realizada a sua primeira sessão legislativa, a Câmara teve o cuidado de preservar os registros dos trabalhos e discursos dos parlamentares. A exceção ficou para 12 de dezembro de 1968, dia anterior ao Ato Institucional Nº 5.

Essa documentação histórica estava desaparecida e tida como destruída. Parte dela sobreviveu ao governo militar porque foi guardada pela funcionária pública, hoje pesquisadora, Ana Lúcia Brandão. Quando ela se sentiu segura para trazer a público a documentação. AI-05 - O Dia que Não Existiu, sob direção do jornalista Paulo Markun, é um documentário baseado nessa papelada histórica.

O documentário é primoroso. Resgata, por exemplo, o histórico discurso do então deputado federal pelo MDB, Mario Covas, que pedia que a Câmara negasse licença para processar o deputado Márcio Moreira Alves por criticar o governo militar. A vitória foi garantida e se transformou no estopim para que fosse baixado o AI-05 no dia seguinte.

Atores do quilate de Tonico Pereira reconstituem aquela sessão legislativa. AI-05 - O Dia que Não Existiu é didático e soube mesclar imagens e áudio reais da época à simulação feita por atores. É mais do que uma produção bem feita para a televisão brasileira.

Documentário lançado em 2011
Documentário / Entrevistas / Making of

Direção Geral: Paulo Markun
Direção Artística: Adélia Sampaio

Realização: Fundação Mario Covas
Apoio: Construtora CVP
Parceiros: TV Cultura / Fundação Padre Anchieta

Para adquirir o DVD com o documentário entre em contato conosco
11-3129-7341 ou faleconosco@fmcovas.org.br
Clique aqui e veja os valores e formas de pagamento.