x Fechar
  • Creio na liberdade, esse vínculo entre o homem e a eternidade, essa condição indispensável para situar o ser à imagem e semelhança de seu criador.
  • Fazer política é uma coisa muito simples, apesar de muitos pensarem o contrário. Para mim, política é cultivar os valores da verdade, da liberdade, da honestidade e do caráter.
  • Não me venham falar em adversidade. A vida me ensinou que, diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer.

Lila Covas: histórias e receitas de uma vida

"É como se estivéssemos em uma cozinha, em meio a temperos e, enquanto realizamos alquimias, ouvimos pequenos relatos de uma vida que de pacata não teve nada, e, que, acima de tudo, não foi em vão.
Lila Covas que, muito antes de ter contato com a política, aprendeu com a mãe a importância da solidariedade e levou esse aprendizado muito a sério, não se dobrou facilmente à ideia deste livro." 

Com essas palavras, Luci Molina, autora do livro publicado em 2007 pela Global Editora, define sua experiência, ou como ela mesmo diz, seu privilégio de ter elaborado este trabalho, ressaltando que, aqueles que, porventura, esperam encontrar nos relatos a figura de uma "Amélia" em Lila Covas irão se surpreender.

Escrito pela jornalista Luci Molina que foi assessora de comunicação do governador Mario Covas, durante sua passagem pelo Palácio dos Bandeirantes.

Ao contrário do que muitos podem imaginar não se trata de uma biografia de Mario Covas e sim a história vivida pelo casal Florinda Gomes Covas e Mario Covas Júnior, conhecidos na intimidade como Lila e Zuza. O trabalho foi elaborado sob a orientação e a anuência de Lila Covas, sua a mulher e companheira por mais de 50 anos, e possui mais de 350 páginas.

Um dado curioso: a obra foi imaginada de uma forma diferente. Era para ser um livro de receitas, apenas. Dona Lila sempre presenteou sobrinhas e filhas de amigas com um caderno de receitas, igual ao que a acompanha desde sua mocidade. Segundo suas próprias palavras, "as receitas são uma experiência bem-sucedida de alguém que é generoso o suficiente para passá-las adiante", e eram essas as receitas que ela colecionou durante anos a fio, que gostaria de deixar para a posteridade.

Luci Molina ao se aproximar de Dona Lila para fazer a compilação das receitas e dar formato ao projeto, ouviu no dia-a-dia, relatos emocionantes, como: "Esta sopa o Zuza pediu para que eu fizesse no dia em que ele saiu da prisão". Nesses encontros, sempre era comentado um novo episódio relacionado à vida do casal ou sobre a participação de Mario Covas no cenário político. O tempo foi passando e Luci percebeu que estava coligindo não só receitas, mas histórias de uma vida.

Pagamento via boleto, depósito bancário ou na sede da FMC, para adquirir entre em contato conosco (11) 3154-0070 ou faleconosco@fmcovas.org.br
Clique aqui e veja os valores e formas de pagamento.